Ao comparar os dois modelos da casa de Oswald de Andrade, projetada por Oscar Niemeyer, percebe-se a diferença da ótica programática existente entre ambas. No primeiro esboço há uma ausência de maiores detalhes, o que permite diferentes interpretações da proposta e causa um maior ramo de possibilidades. A existência de um pórtico também possibilita a lógica do programático no espaço, com maior abertura aos vários momentos na casa. Já no segundo esboço, as áreas estão mais detalhadas e definidas. No entanto, no segundo pavimento da casa projetada por Niemeyer, ao se retirar as divisões de paredes e quartos que existiam no primeiro projeto, reabre as possibilidades de utilização do espaço e, ao meu ver, torna esta parte do projeto mais programática. Assim como a garagem, que ao se mudar a entrada do carro, passa a permitir melhor utilização da área do pórtico.
Ao comparar os dois modelos da casa de Oswald de Andrade, projetada por Oscar Niemeyer, percebe-se a diferença da ótica programática existente entre ambas. No primeiro esboço há uma ausência de maiores detalhes, o que permite diferentes interpretações da proposta e causa um maior ramo de possibilidades. A existência de um pórtico também possibilita a lógica do programático no espaço, com maior abertura aos vários momentos na casa. Já no segundo esboço, as áreas estão mais detalhadas e definidas. No entanto, no segundo pavimento da casa projetada por Niemeyer, ao se retirar as divisões de paredes e quartos que existiam no primeiro projeto, reabre as possibilidades de utilização do espaço e, ao meu ver, torna esta parte do projeto mais programática. Assim como a garagem, que ao se mudar a entrada do carro, passa a permitir melhor utilização da área do pórtico.
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